Pular para o conteúdo principal

Se eu apenas te tocar...



E certa mulher que, havia doze anos, tinha um fluxo de sangue, E que havia padecido muito com muitos médicos, e despendido tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior; Ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste. Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei. E logo se lhe secou a fonte do seu sangue; e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal. E logo Jesus, conhecendo que a virtude de si mesmo saíra, voltou-se para a multidão, e disse: Quem tocou nas minhas vestes? E disseram-lhe os seus discípulos: Vês que a multidão te aperta, e dizes: Quem me tocou? E ele olhava em redor, para ver a que isto fizera. Então a mulher, que sabia o que lhe tinha acontecido, temendo e tremendo, aproximou-se, e prostrou-se diante dele, e disse-lhe toda a verdade. E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal. Marcos 5:25-34


Hoje resolvi escrever sobre essa passagem tão conhecida sobre a mulher do fluxo de sangue pois ela falou de uma forma especial ao meu coração, e fico extasiada com o poder que a palavra de Deus tem de se renovar a cada dia, podemos ler o mesmo capitulo e ate o mesmo versículo diversas vezes, mas ainda assim ela tem o poder de falar de inúmeras formas diferentes, o Espirito Santo tem o poder de mudar nossa visão sobre determinado assunto de uma forma inexplicável, de uma forma que se aplica em cada situação de nossas vidas.

Esta passagem fala acerca de uma mulher que padecia de um fluxo de sangue ininterrupto, e este mal já lhe acometia há doze anos. Talvez o nome da doença não nos cause muito espanto, afinal não nos soa como alguma das doenças letais das quais conhecemos, entretanto se formos estudar no contexto sociológico em que esta mulher estava inserida podemos perceber que é uma doença que vai muito além do físico, uma mulher neste estado era considerada como imunda.(Também a mulher, quando tiver o fluxo do seu sangue, por muitos dias fora do tempo da sua separação, ou quando tiver fluxo de sangue por mais tempo do que a sua separação, todos os dias do fluxo da sua imundícia será imunda, como nos dias da sua separação. Lv 15:25 ),tudo que ela tocasse se tornaria imundo, sua doença assemelhava aos leprosos, e todos estes tinham que viver isolados da cidade e quando precisavam andar em público estes(leprosos) usavam sinos nas mãos e agitavam enquanto passavam anunciando em alto e bom som que ali passava um imundo. 

Então, viver naquelas condições além de toda dor e cansaço físico era viver uma dor de alma, uma vergonha e desprezo constante, uma tortura, um isolamento doloroso.O texto nos afirma que ela já havia esgotado todos os seus recursos financeiros em busca da sua cura, ou seja, ainda havia mais este agravante, além de toda esta dor e vergonha constante, ela estava financeiramente esgotada também, se esgotaram as forças e todos os seus recursos. Eu não consigo sequer imaginar a dor que esta mulher carregava.

Fisicamente eu até consigo imaginar quao fragil esta mulher estava, ouso a dizer que ela caminhava bem proximo da morte, pois qual mulher consegue se manter forte durante tantos anos eliminando tanto sangue, sem duvida alguma possuía uma anemia profunda e com seus recursos financeiros esgotados imagino que era difícil repor todas as vitaminas de que seu corpo necessitava para se manter de pé. Eu idealizo a imagem desta mulher muito magra e pálida, de olhos fundos e semblante cabisbaixo, e não era pra menos.

Porém quando esta mulher ouve falar de Jesus eu sinto como se o brilho dos seus olhos voltassem e como se a esperança brotasse de forma voraz, trazendo-lhe forças sobrenaturais, esta mulher deixa então de viver o natural, quando ouviu falar de Jesus ela creu plenamente no poder Dele, ela creu que poderia ser curada tao somente se tocasse na orla de Seus vestidos, mas ela empenhou desta vez uma fé diferente da que usou para buscar inúmeros médicos, ela creu de forma sobrenatural e ela ousou! Ela quebrou os protocolos, ela violou a lei dos homens, ela ergueu a cabeça e tomou posse do milagre, ela correu o risco de estar no meio daquela multidão, correu o risco de tocar outras pessoas e torna-las imundas, e principalmente de tocar a Jesus e "deixa-lo" imundo com o seu toque, eu imagino como estava apreensiva aquela mulher, talvez a principio com medo, com medo de que percebessem quem ela era e a expulsassem, imagino que ela deve ter ido ao encontro de Jesus "escondida" dos pés a cabeça, ela nao queria e nem precisava que ninguém a visse, ela só queria tocar na orla do vestido de Jesus, pois só isso para ela era o bastante para cura-la.

Mas outro ponto que fico pensando é, com que forças aquela mulher fisicamente frágil conseguiu romper tamanha multidão? Afinal Jesus estava passando, todos lhe apertavam, todos queriam Sua atenção, todos o espremiam, todos lhe tocavam, todos queria sua visitação, Seu milagre, todos queriam Jesus de alguma forma, creio que aquela mulher teve que exercer um esforço fisico muito grande para conseguir romper toda aquela multidão e alcancar a orla de seu vestido, mas ela decidiu tocar, ela se esforçou, ela buscou o seu milagre, ela acreditou, ela venceu suas limitações, saiu do seu isolamento, da sua zona de conformidade, ela nao aceitou continuar vivendo naquelas condições. Ela desejou , buscou e recebeu o seu milagre. Ela conseguiu, de que forma ela rompeu a multidão eu não sei, mas ela conseguiu, tocou na ponta da orla do vestido do Mestre, e de imediato, conforme escrito na palavra, ela foi curada.( E logo se lhe secou a fonte do seu sangue; e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal. Mc 5.29)

O momento em que esta mulher toca é algo extraordinário, pois Jesus sente que nao era um toque comum, e pergunta quem lhe tocou, mas como assim como quem te tocou? os discípulos sem entender nada dizem-lhe: Vês que a multidão te aperta, e dizes: Quem me tocou? Marcos 5:31. Os discipulos nao podiam compreender o que Jesus havia sentido com aquele toque e suponho que nem tenham visto que a mulher estava ali tocando a orla do vestido do mestre, e mesmo que vissem continuariam sem compreender. Com apenas um toque daquele mulher Jesus sentiu sair virtude Dele, sair vida, sair cura, sentiu que lhe tocava com a alma, com a fé, e ao sentir que lhe saira virtude, procurou por aquele que o tocara,  perguntou quem foi e ninguem se manifestou. Naquele momento a mulher temeu e tremeu, acredito que ela teve medo porque todos iriam descobrir o que ela fez, teve medo dos julgamentos e da condenacao, e no primeiro momento nao se manifestou, mas percebeu que nao poderia esconder isso Daquele que havia lhe curado e abriu sua boca e contou tudo que lhe acabara de acontecer, e sem nenhum julgamento Jesus apenas lhe diz:  Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal. Marcos 5:34

Glória a Deus por tudo isto, com esta mulher aprendemos que passe o tempo que passar, nao devemos desistir de buscar o nosso milagre, ainda que nossos recursos se esgotem nao devemos perder a fé, a esperança! Devemos romper a multidão que nos impede de nos aproximarmos de Jesus mesmo quando não tivemos mais forças, pois se tivermos fé, com apenas um toque poderemos ser curados, sarados, restaurados, transformados, etc.

Ela não desistiu de buscar, talvez em muitos momentos de dor esta mulher pode ter se indagado sobre porque aquele mal lhe acometera? o que ela fez para merecer isto? assim como nós fazemos quando atravessamos por momentos difíceis, por momentos de dores, queremos sempre buscar um motivo, uma justificativa, queremos entender os porquês, compreender os motivos de Deus. Eu não sei o porque da doença desta mulher, assim como não sei o motivo de muitas coisas acontecerem em nossas vidas, mas eu aprendi e continuo aprendendo, que muitas das vezes Deus nos permite passar lutas e provações unicamente para que o Seu nome seja glorificado, para que seu nome seja exaltado, para que todos vejam o tamanho do Deus que você serve, e  admirar a sua fé e perseverança em segui-lo mesmo em meio aos momentos difíceis, para que eu e você possamos de fato exercer a posição de verdadeiros cristãos (pequenos cristo, imagem e semelhança Dele), e com esta postura conquistarmos outras pessoas à serem dos que tocam a Jesus e Dele sai virtude. 

Outro motivo talvez seja o de adquirir experiencias com Deus, vivermos mais de Deus, pois quando ouvimos testemunhos de outras pessoas podemos até aprender muitas coisas mas sem duvida alguma nao se compara com as experiencias vividas por cada um de nós;( Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; 2 Co 4.17)

Observe também nesta passagem que eram muitos os que seguiam a Jesus, e muitos sao os que hoje "seguem" a Jesus, muitos são os que estão dentro da igreja, muitos sao o que se intitulam evangélicos, gospeis, cristãos, etc, mas poucos sao os que verdadeiramente acreditam que com apenas um toque podem ser curados, poucos sao os que de fato conhecem a Jesus, poucos são os que possuem olhos espirituais para enxergar quando sai virtude Dele, poucos sao os que vivem no sobrenatural de Deus, vivemos em águas rasas e por isso nao experimentamos mais milagres de Deus, por isso nao vivemos nem vemos constantemente milagres acontecendo ao nosso redor.

A minha oração hoje é para que o Senhor nosso Deus arranque as escamas de nossos olhos e nos ajude a caminhar em busca de nossos milagres,que possamos romper com toda a multidão que nos impede de ver e tocar em Jesus, que possamos caminhar além das nossas forças, que possamos ser salvos pela nossa fé, que possamos quebrar todos os protocolos que forem necessários para tocar em Jesus, que possamos vencer toda religiosidade e tradiçao, que venhamos ousar fazer mais por Jesus, que nao tenhamos medo dos julgamentos, dos rotulos e limites que a sociedade tenta no impor, que possamos seguir enfrente, firmes e constantes para o Alvo que é Cristo! Que venhamos empenhar nossas forças para buscar o milagre e nao tentando compreender os porquês de cada situação que nos acontecem. Que possamos trazer a memoria somente as coisas que nos mantem vivos, que nos trazem esperanca, que nos mantem de pé. Que possamos manter vivo sempre o pensamento de que Cristo é a nossa força, Ele é a nossa alegria, Ele é a nossa esperança, Ele é o nosso alvo. Ele é o nosso milagre!





Se Eu Apenas Te Tocar
Mariana Valadão


Se eu apenas te tocar
Um milagre viverei em minha vida
Minha fé vai me levar
Onde o impossível torna-se real
.
Meu milagre vim buscar
Só você pode mudar minha história
.
Já sofri demais, eu sei
Mas ouvi que existe alguém que me ama
Já sofri demais, eu sei
Mas ouvi que existe alguém que me ama, que me ama
.
Se eu apenas te tocar
Eu sei, serei curado
Se eu apenas te tocar
Eu sei, serei sarado
.
Teu amor me alcançou
Minha fé me salvou
Teu amor me alcançou
Minha fé me salvou






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Adorando como Davi

“Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, entrou na casa do Senhor, e adorou. Então foi à sua casa, e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu.” 2 Samuel 12-20 Já faz algum tempo que estou sendo impulsionada a escrever sobre esta passagem que muito tem falado ao meu coração, ela fala a respeito da morte do filho de Davi e o seu posicionamento mediante aquela situação. Sabemos que Davi pecou, mas confessou seu pecado e por isso alcançou o perdão do Senhor, entretanto, como consequência o Senhor também prometeu tomar/matar o fruto gerado (o filho de Davi com a mulher de Urias), a criança adoeceu gravemente até chegar à morte, e durante todos os dias Davi se prostrou perante o Senhor e também jejuou, mesmo sabendo que Deus já havia sentenciado a morte de seu filho, ele não desistiu de buscar por um milagre. Será que temos sido perseverantes com o Senhor mediante as adversidades de nossas vidas? Mesmo com todas as circunstancias Davi não se lev

O exilado...

♫ ♪♫♪♫ Da linda Pátria estou tão longe  Cansado estou Eu tenho de Jesus saudade  Oh, quando é que eu vou?  Passarinhos, belas flores, querem me encantar  São vãos terrestres esplendores  Mas contemplo o meu lar  Jesus me deu a sua promessa  Vem me buscar  Meu coração já está com pressa  Eu quero já voar  Meus pecados foram muitos  Mui culpado sou  Porém, seu sangue põe-me limpo  Eu para a Pátria vou  ♫ ♪♫♪♫  Qual filho de seu lar saudoso  Eu quero ir  Qual passarinho para o ninho  P'ra os braços seus fugir  É fiel - sua vinda é certa  Quando… Eu não sei  Mas Ele manda estar alerta  Do exílio voltarei  ♫ ♪♫♪♫  Sua vinda aguardo eu cantando  Meu lar no céu  Seus passos hei de ouvir soando  Além do escuro véu  Passarinhos, belas flores, querem me encantar  São vãos terrestres esplendores  Mas contemplo o meu lar Eu cresci ouvindo muito os hinos da Harpa Cristã, que por sinal gosto  muito, mas deter

Adorando em meio à dor

Para todo aquele que ama a Deus, acredito que adora-lo é algo muito gostoso de fazer, é prazeroso servir a um Deus tão grandioso,  tão fiel, um Deus que nos ama acima de todos os nossos pecados, falhas e imperfeições, um Deus de amor incondicional! Ainda que este nosso Deus nos conceda tantas bênçãos e a principal delas, a Salvação, será que conseguimos nos manter fieis à tão grande amor? Somos de fato agradecidos em todo tempo? Tenho refletido muito sobre isso nos últimos dias, é tão bom adorar enquanto tudo vai bem, é tão fácil sorrir quando tudo esta sobre controle, quando as bênçãos do Senhor parecem estar sempre nos alcançando, é tão bom adorar quando estamos em unidade, em amor uns com os outros, quando estamos com saúde, quando temos um bom emprego, quando temos a despensa cheia, quando estamos vivendo em segurança... etc Mas e quando tudo desmorona? Quando as coisas saem do “nosso controle”? Quando os sonhos se frustram? Quando você se encontra só? Quando as co