Pular para o conteúdo principal

Adorando como Davi


“Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, entrou na casa do Senhor, e adorou. Então foi à sua casa, e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu.”2 Samuel 12-20

Já faz algum tempo que estou sendo impulsionada a escrever sobre esta passagem que muito tem falado ao meu coração, ela fala a respeito da morte do filho de Davi e o seu posicionamento mediante aquela situação. Sabemos que Davi pecou, mas confessou seu pecado e por isso alcançou o perdão do Senhor, entretanto, como consequência o Senhor também prometeu tomar/matar o fruto gerado (o filho de Davi com a mulher de Urias), a criança adoeceu gravemente até chegar à morte, e durante todos os dias Davi se prostrou perante o Senhor e também jejuou, mesmo sabendo que Deus já havia sentenciado a morte de seu filho, ele não desistiu de buscar por um milagre.

Será que temos sido perseverantes com o Senhor mediante as adversidades de nossas vidas? Mesmo com todas as circunstancias Davi não se levantou nem comeu, permaneceu prostrado suplicando por socorro, crendo que o mesmo Deus que o perdoou seria (e é) capaz de apagar suas transgressões e trazer a vida ao seu filho. Seu estado de busca ao Senhor era tão intenso que os seus servos tinham medo de se aproximar e mais ainda em comunicar que seu filho havia morrido, provavelmente temiam pela reação de Davi, pois imagino que seu semblante de dor era muitíssimo pesado enquanto ainda havia vida que dirá após a certeza da morte.

Quando as coisas não saem do nosso jeito qual tem sido o nosso posicionamento?
Após saber da morte de seu filho para a surpresa dos servos, Davi se levantou, se ungiu, mudou de roupas, entrou na casa do Senhor e O adorou. Meu Deus! Que lição sem explicação, quantos de nós faríamos o mesmo? Assumir este papel em meio à dor é verdadeiramente assumir sua total rendição ao Deus todo poderoso, mesmo mediante a frustração de não ter seu pedido atendido Davi adorou ao Senhor, assumiu com isto que Deus tinha o controle de todas as coisas, Davi abriu mão da sua própria dor e adorou. Quantos de nós deixamos de louvar e adorar quando atravessamos situações contrarias ao nosso querer? Basta tão somente se frustrar com algo que muitos de nós damos as costas pra igreja, culpamos a Deus por não atender nossas vontades, ou simplesmente não conseguimos seguir adiante porque damos lugar para dor, nos rendemos aos estímulos estressantes da vida, nos rendemos ao desanimo e assim começamos a ficar engessados, travamos nossa capacidade de pensar, nossa capacidade de buscar por transformação. Damos lugar ao desanimo e com isso abrimos mão de tudo àquilo que o Senhor Jesus conquistou para nós. Paramos no meio do caminho porque nossa visão limitada não nos permite ver o que tem adiante, deixamos nossa visão ficar embaçada com nossas lagrimas e com isso perdemos o foco, perdemos a direção. Enquanto havia esperança Davi buscou, quando o Senhor deu a ultima palavra, Davi como forma de aceitação e rendição, ele adorou ao Senhor.

Como adorar em meio à dor?
Realmente esta é uma pergunta difícil de responder, porem podemos aprender um pouco mais seguindo os passos de Davi, antes de adorar o versículo diz que ele se LEVANTOU, nos ensinando que a primeira coisa que devemos fazer mediante a dor é nos posicionar para assim cooperarmos com o agir de Deus, devemos estar de pé, preparados para enfrentar as batalhas e assim o inimigo não nos pegar de surpresa.  A seguir, Davi se LAVOU, na minha compreensão o ato de se lavar corresponde a limpar a alma, depois de tanto choro e pranto Davi entregou a sua dor ao Senhor, entregou aquela situação nas mãos Dele, pois compreendeu que não havia mais o que a sua própria mão pudesse fazer, nada que pudesse vencer na força do seu próprio braço e entendimento. Naquele momento então, ele se rendeu a vontade soberana de Deus e aceitou-a. Logo após, ele se UNGIU, e ao fazer isso acredito que Davi estava se colocando na posição de ovelha do Senhor, uma ovelha que obedeceu a voz do pastor e que recebeu a unção (azeite) do Espírito Santo consolador sobre suas feridas, reconheceu seu estado de fragilidade e se revestiu com azeite para ter forças para continuar a caminhada. Seguidamente MUDOU DE ROUPAS, este mudar de roupas para mim, evidencia um mudar de posicionamento, mudar de direção, de atitude, de pensamento, abandou o estado momentâneo de amargura e escolheu seguir adiante, aceitando a vontade do Pai, trocou o espírito angustiado por vestes de louvor.

“A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do Senhor, para que ele seja glorificado.” Isaías 61:3

E após tudo isto, Davi ADOROU, depois de se despir diante do Senhor com a sinceridade de seu coração Ele foi capaz de adorar, ele decidiu adorar, ele escolheu adorar, pois a ADORAÇÃO verdadeira não é uma motivação externa, não é uma emoção momentânea, não são lagrimas derramadas ao som de um louvor que você gosta, de um louvor que faz bem pro seu ego, pra sua satisfação própria, a ADORAÇÃO verdadeira é uma escolha diária, constante, é algo que vem de dentro da nossa alma e coração, é algo que não pode ser fingido nem roubado, é algo particular entre você e Deus, onde somente o Senhor sonda a real devoção, verdade e sinceridade.

“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” João 4:23,24

Continuamente Davi agiu como um verdadeiro adorador e finaliza este cenário, COMENDO PÃO, ou seja, após mudar de posicionamento, curar suas feridas, mudar de atitude e adorar, ele se alimentou de pão, vou adaptar isto para o espiritual, ele se alimentou da palavra, se alimentou de Deus, afinal quem atravessa deserto fica fraco, sente sede, sente fome, por isso é importante se alimentar de algo com sustância, se alimentar de pão, se alimentar da palavra. Neste pão estão contidas todas as respostas, nela esta o nosso alimento, nela extraímos forças em meio às fraquezas, ela é lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho...

“Quando eu encontrava as Tuas palavras, eu as devorava. Elas se tornaram a minha alegria e a felicidade do meu coração, porque Teu nome era invocado sobre mim, Senhor, Deus dos exércitos.” Jeremias 15-16

Quando nos alimentamos de pão, à medida que nos alimentamos transformamos nossas tristezas em alegrias e ficamos mais fortes e o nome de Deus é exaltado!

“Esquecendo-me das coisas que para atrás ficam, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” Filipenses 3-13;14

Davi teve a consciência de que verdadeiramente todas as coisas que o Senhor faz cooperam para o nosso bem, quer sejam elas boas ou ruins, não acredito que tenha sido fácil esquecer o que se passou e seguir adiante conforme nos orienta o versículo de Filipenses, mas assim como Davi, precisamos buscar incessantemente enquanto há esperança, e quando elas se acabam, precisamos simplesmente adorar a Deus, descansar Nele, precisamos aprender a olhar com olhos espirituais, olhar por trás das dificuldades, das dores, das derrotas, das perdas, precisamos aprender a compreender que mesmo após os invernos mais rigorosos podem surgir as mais belas primaveras. O testemunho de Davi nos mostra isso. Se continuarmos a leitura do texto vemos mais adiante que Davi recebeu um milagre, o Senhor não ficou com os ouvidos agravados enquanto Ele o buscava em meio à sua dor, porém, existem situações que não são possíveis que Deus nos atenda, não que Ele não seja capaz, pois Ele tem todo poder, mas porque existe um propósito determinado em todas as coisas que nos acontecem, muitas vezes semeamos com dor, com choro, entretanto o que nos aguarda lá na frente é bem maior e melhor, por isso devemos continuar semeando, “Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria.Salmos 126.5”. Devemos permanecer firmes e constantes no nosso caminhar, na nossa busca, na nossa adoração, devemos crer e descansar plenamente no Senhor, tendo a certeza de que “Ele é fiel e poderoso para fazer tudo infinitamente mais além daquilo que pedimos ou pensamos.” Efésios 3.20

Por que devemos nos alegrar e adorar em meio a dor?
Parece algo muitíssimo incoerente pensar nisso, como pode alguém se alegrar enquanto atravessa um momento de dor? Muitos dirão é impossível, outros dirão que é loucura, mas nós aprendemos com a bíblia que esta é a chave para viver o extraordinário de Deus.

mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança.”Romanos 5:3,4


É em meio à dor que moldamos o nosso caráter, aperfeiçoamos a nossa fé, e fincamos ainda mais as nossas raízes em Deus, é meio aos desertos que nos aproximamos sinceramente do nosso Pai, que valorizamos cada gota de Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo, que aprendemos a ser gratos pelo dom da vida e pelos milagres diários que Ele nos concede. É em meio ao deserto que você tem a certeza de que tem um Deus tão grande, mas que te ama como ninguém jamais será capaz de te amar, um Deus que Jamais te deixa só e que conhece a sua adoração mesmo quando não existam em nós forças para falar, Ele sonda e esquadrinha os nossos pensamentos e recebe a nossa verdadeira adoração e transforma cada uma delas em milagres! Transforma nossa dor em alegria, o nosso choro em riso, a nossa fraqueza em força. Glorias sejam dadas sempre ao nosso Deus! Que assim como Davi possamos ser autênticos adoradores, que adoram ao Pai em espírito e em verdade!

 






Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O exilado...

♫ ♪♫♪♫ Da linda Pátria estou tão longe  Cansado estou Eu tenho de Jesus saudade  Oh, quando é que eu vou?  Passarinhos, belas flores, querem me encantar  São vãos terrestres esplendores  Mas contemplo o meu lar  Jesus me deu a sua promessa  Vem me buscar  Meu coração já está com pressa  Eu quero já voar  Meus pecados foram muitos  Mui culpado sou  Porém, seu sangue põe-me limpo  Eu para a Pátria vou  ♫ ♪♫♪♫  Qual filho de seu lar saudoso  Eu quero ir  Qual passarinho para o ninho  P'ra os braços seus fugir  É fiel - sua vinda é certa  Quando… Eu não sei  Mas Ele manda estar alerta  Do exílio voltarei  ♫ ♪♫♪♫  Sua vinda aguardo eu cantando  Meu lar no céu  Seus passos hei de ouvir soando  Além do escuro véu  Passarinhos, belas flores, querem me encantar  São vãos terrestres esplendores  Mas contemplo o meu lar Eu cresci ouvindo muito os hinos da Harpa Cristã, que por sinal gosto  muito, mas deter

Adorando em meio à dor

Para todo aquele que ama a Deus, acredito que adora-lo é algo muito gostoso de fazer, é prazeroso servir a um Deus tão grandioso,  tão fiel, um Deus que nos ama acima de todos os nossos pecados, falhas e imperfeições, um Deus de amor incondicional! Ainda que este nosso Deus nos conceda tantas bênçãos e a principal delas, a Salvação, será que conseguimos nos manter fieis à tão grande amor? Somos de fato agradecidos em todo tempo? Tenho refletido muito sobre isso nos últimos dias, é tão bom adorar enquanto tudo vai bem, é tão fácil sorrir quando tudo esta sobre controle, quando as bênçãos do Senhor parecem estar sempre nos alcançando, é tão bom adorar quando estamos em unidade, em amor uns com os outros, quando estamos com saúde, quando temos um bom emprego, quando temos a despensa cheia, quando estamos vivendo em segurança... etc Mas e quando tudo desmorona? Quando as coisas saem do “nosso controle”? Quando os sonhos se frustram? Quando você se encontra só? Quando as co