Pular para o conteúdo principal

Adorando em meio à dor


Para todo aquele que ama a Deus, acredito que adora-lo é algo muito gostoso de fazer, é prazeroso servir a um Deus tão grandioso,  tão fiel, um Deus que nos ama acima de todos os nossos pecados, falhas e imperfeições, um Deus de amor incondicional!

Ainda que este nosso Deus nos conceda tantas bênçãos e a principal delas, a Salvação, será que conseguimos nos manter fieis à tão grande amor? Somos de fato agradecidos em todo tempo?

Tenho refletido muito sobre isso nos últimos dias, é tão bom adorar enquanto tudo vai bem, é tão fácil sorrir quando tudo esta sobre controle, quando as bênçãos do Senhor parecem estar sempre nos alcançando, é tão bom adorar quando estamos em unidade, em amor uns com os outros, quando estamos com saúde, quando temos um bom emprego, quando temos a despensa cheia, quando estamos vivendo em segurança... etc

Mas e quando tudo desmorona? Quando as coisas saem do “nosso controle”? Quando os sonhos se frustram? Quando você se encontra só? Quando as coisas te faltam? Quando tudo parece estar perdido? Quando tudo parece estranho ao redor?

O que fazemos? Será que conseguimos adora-lo com a mesma sinceridade? Com a mesma intensidade? Será que conseguimos manter a nossa fé inabalável? Será que confiamos mesmo que Ele  é o nosso Pastor e nada nos faltará? Que Ele suprira todas as nossas necessidades? Que Ele esta no controle de tudo? Confiamos de verdade que todas as coisas, sejam elas boas ou ruins, verdadeiramente cooperam para o nosso bem?



Eu gostaria muito de responder sim, eu confio sempre em tudo isto, mas sou humana e tenho falhas, e confesso que por muitas vezes eu vacilei e me senti perdida quando vi muitas coisas saindo de meu controle, e ainda me sinto em alguns aspectos, mas tenho aprendido a cada dia mais, a exercitar minha fé e confiar, tenho aprendido a colocar em ação o versículo que nos ensina a “Entregar o nosso caminho ao Senhor e Confiar Nele e Ele tudo fará. Sl 37.5”, e entregar requer renuncias, algumas vezes a renuncia de sonhos, de planos, de projetos, e estas renuncias algumas vezes não se dão porque os planos e projetos que tínhamos eram ruins mas tenho aprendido que as vezes estas renuncias acontecem porque tais coisas não eram as melhores para mim, talvez não naquele momento, não do jeito em que planejei, mas aceitar isso é algo que requer a intervenção de Deus, requer aceitação da vontade soberana de Deus, e isso dói, abrir mão daquilo que tomamos por verdade, daquilo que “perdermos tempo” planejando dói, vencer um sentimento de frustração dói, mas aceitar a vontade soberana é sempre o melhor, insistir em nossos planos algumas vezes nos rende consequências irreparáveis mas aceitar a vontade soberana de Deus tenho aprendido que rende sempre ganhos e vitorias. (O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa vem dos lábios do Senhor. Pv 16.1);

E porque devemos acreditar que os planos de Deus são sempre os melhores? Simplesmente porque a nossa visão é muitíssimo limitada, mas os planos e projetos Dele vão muito alem do que os nossos olhos podem ver ou sequer imaginar. (Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra , assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que o vossos pensamentos. Is 55.9)

E como fazer para prosseguir mesmo quando tudo vai mal? O apostolo Paulo nos dá uma dica da como fazer isto lá no livro de Filipenses 3.13 e 14 “ Esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançado para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo premio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”

Aprendi que a primeira coisa que devemos fazer é ENTREGAR nosso caminho a Deus, e entregar o caminho vai muito além de escolher servir a Deus, de estar na igreja, mas sim entregar TODAS as coisas, todos os planos, sonhos, projetos, todos os pensamentos, sentimentos... E reiterando, entregar significar passar de uma Mao para outra, ou seja, tirar todas as coisas de nosso controle e deixar literalmente nas mãos de Deus, no controle de Deus, aguardar pela vontade soberana Dele.

Depois que entregamos, precisamos confiar...Confiar no que ELE tem para nós, e não no que nós queremos para nos mesmos, significar aceitar sua vontade soberana e para isto devemos também fazer como Paulo no ensina no versículo citado acima, precisamos esquecer das coisas que para trás ficam, das coisas que nos prendem, das coisas que nos atrasam, que não nos acrescentam, dos sonhos que não deram certo, dos sentimentos maus, dos ressentimentos, magoas, das frustrações... e por ai vai...

Não podemos caminhar carregando tanto peso, devemos desentulhar nosso coração para que ele seja preenchido unicamente com o Espirito Santo de Deus, este que é o nosso consolador e nosso guia, quando permitimos que nosso coração seja tomado por sentimentos maus passamos a “espremer” o espaço do Espirito Santo, e se não vigiarmos estes sentimentos podem tomar conta de todo o nosso coração, e assim começamos a ficar com os corações aflitos, começamos a ter pensamentos sombrios e uma visão totalmente distorcida sobre nós mesmos, começamos a olhar cabisbaixo, damos então lugar ao medo, a insegurança, e tudo isto vai ocupando o espaço de Deus e vai nos fazendo esquecer de tudo aquilo que o Senhor é para nós, tudo que Ele fez e faz por nós. Passamos a viver dias maus, e então cometemos o maior erro de todos, deixamos de adorar, quebramos nosso relacionamento com Deus como uma criança mimada que não recebeu o que queria, ficamos “de mal”, e quando deixamos de falar com Ele tudo fica ainda mais sombrio e perdido, caminhamos então à passos largos para a autodestruição, fugimos completamos do propósito para o qual fomos criados.Deixamos de louvar, deixamos de orar, deixamos de acreditar, logo...Deixamos de ter vida e estamos assinando nossa sentença para a morte, não so a física mais a pior delas, a espiritual.

Mas como adorar em meio a dor? Como adorar ainda que a figueira não floresça? Ainda que não haja mantimento? Ainda que o dinheiro acabe? Como adorar em meio ao luto? Como adorar quando TUDO vai mal? 


Não é tão simples né? Não, não é, mas só podemos fazer tudo isto quando entendemos de fato quem Deus é, e tudo que Ele fez por nós. Devemos adora-lo simplesmente pelo que Ele é, Ele nos salvou, nos libertou, nos deu vida e prometeu estar conosco sempre, em todos os momentos, nos garantiu que somos sempre MAIS do que simples vencedores, e devemos confiar, entregar tudo nas mãos Dele e confiar. Mesmo quando houver dor dentro de nosso peito, mesmo quando as lágrimas escorrerem pelo rosto, mesmo quando todos os nossos recursos se esgotarem, mesmo quando não houver mais saída, devemos adora-lo, ainda que não saia som dos nossos lábios, devemos nos esforçar dia após dia para rende-lhe Glorias e louvores, nos esforçar para adora-lo mesmo em meio ao deserto, mesmo quando nossas forças falharem, ainda assim, devemos seguir mais uma vez a dica de Paulo: "quero trazer a memoria só o que pode me dar esperança." Lm. 3.21


Para seguir adiante é necessário realmente tirar o foco do problema, da dor, de tudo que te afasta de Deus, e isto não é uma tarefa fácil, não mesmo, esquecer de problemas tão presentes e constantes que nos ocorrem é tarefa complicadíssima para nos seres humanos, entretanto, devemos persistir, devemos confiar, devemos exercitar a nossa fé... Para isso devemos também meditar na palavra de Deus de dia e de noite, como diria minha pastora, devemos ruminar a palavra, porque se deixarmos de meditar, de refletir damos vazão a nossa carne, esquecemos-nos de tudo e fazemos tudo errado, vamos enfrentar batalhas confiando no nosso braço, na nossa força, na nossa sabedoria, habilidade, ou aptidão, nos garantimos em nos mesmos e caímos do cavalo. ( Não se aparte da tua boca o livro desta Lei, antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele esta escrito, porque então, farás prosperar o teu caminho, e então, prudentemente te conduzirás. Js 1.8)

Quando tudo esta bem as vezes oferecemos uma adoração simples, singela, e algumas vezes automática e vazia, e hoje compreendo que muitas das vezes Deus nos permite passar pela dor para provar a nossa fé e amor por Ele, pois são nos momentos mais dolorosos de nossas vidas que extraímos o louvor mais sincero, a oração mais verdadeira, que tiramos momentos de intimidade longos ao lado Dele, e cantamos mesmo em meio a dor porque queremos de fato viver aquilo que estamos cantando e não porque achamos a letra ou a melodia bonita, em meio a dor começamos a dar valor a coisas simples, a enxergar Deus em pequenos detalhes, que começamos a compreender que nada, exatamente nada que somos ou temos é devido a nossos méritos, tudo vem Dele, é por Ele e para Ele. Em meio a dor entendemos que somos todos iguais, todos sujeitos aos mesmos pecados, as mesmas falhas, as mesmas dores, todos seres humanos totalmente dependentes da graça de Deus.

Mediante a tudo isto, a oração que faço hoje é:

Querido Deus, me ajude a te adorar sempre, mesmo quando não houver mais força em mim, mesmo que o mundo caia ao meu redor me ajude a confiar que os Teus braços me seguram, me ajude a trazer a memória somente as coisas que me trazem esperança, me ajude a compreender que os Teus planos são melhores e maiores que os meus, me ajude a aceitar tudo aquilo que um dia o Senhor conquistou na cruz por mim, me ajude a tomar posse de tudo isto, me ajude a me posicionar como mais que vencedora. Me ajude Senhor a te adorar pelo que és e não pelo que podes me dar, me ajude a confiar plenamente em tudo o que Senhor faz, quer seja bom ou aparamente ruim, me ajude a ter um coração igual ao seu, limpa meu coração de todo sentimento mau e preenche com a alegria do Espirito Santo, que todos os meus passos e pensamentos sejam guiados por ti, hoje e sempre, e que te adorar seja o meu prazer, que dos meus lábios saiam sempre um louvor sincero, que em meu coração a ingratidão não faça morada, que a vaidade se afaste e que todo medo seja lançado fora. Que os meus caminhos sejam os Teus caminhos e os meus pensamentos os teus pensamentos. Eu te entrego a minha vida por completo, faça morada em mim, hoje e sempre. Amem!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Adorando como Davi

“Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, entrou na casa do Senhor, e adorou. Então foi à sua casa, e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu.” 2 Samuel 12-20 Já faz algum tempo que estou sendo impulsionada a escrever sobre esta passagem que muito tem falado ao meu coração, ela fala a respeito da morte do filho de Davi e o seu posicionamento mediante aquela situação. Sabemos que Davi pecou, mas confessou seu pecado e por isso alcançou o perdão do Senhor, entretanto, como consequência o Senhor também prometeu tomar/matar o fruto gerado (o filho de Davi com a mulher de Urias), a criança adoeceu gravemente até chegar à morte, e durante todos os dias Davi se prostrou perante o Senhor e também jejuou, mesmo sabendo que Deus já havia sentenciado a morte de seu filho, ele não desistiu de buscar por um milagre. Será que temos sido perseverantes com o Senhor mediante as adversidades de nossas vidas? Mesmo com todas as circunstancias Davi não se lev

O exilado...

♫ ♪♫♪♫ Da linda Pátria estou tão longe  Cansado estou Eu tenho de Jesus saudade  Oh, quando é que eu vou?  Passarinhos, belas flores, querem me encantar  São vãos terrestres esplendores  Mas contemplo o meu lar  Jesus me deu a sua promessa  Vem me buscar  Meu coração já está com pressa  Eu quero já voar  Meus pecados foram muitos  Mui culpado sou  Porém, seu sangue põe-me limpo  Eu para a Pátria vou  ♫ ♪♫♪♫  Qual filho de seu lar saudoso  Eu quero ir  Qual passarinho para o ninho  P'ra os braços seus fugir  É fiel - sua vinda é certa  Quando… Eu não sei  Mas Ele manda estar alerta  Do exílio voltarei  ♫ ♪♫♪♫  Sua vinda aguardo eu cantando  Meu lar no céu  Seus passos hei de ouvir soando  Além do escuro véu  Passarinhos, belas flores, querem me encantar  São vãos terrestres esplendores  Mas contemplo o meu lar Eu cresci ouvindo muito os hinos da Harpa Cristã, que por sinal gosto  muito, mas deter