Pular para o conteúdo principal

Que vaso sou eu?


Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra. 2 Timóteo 2.20



Baseado na palavra que aprendi ontem resolvi "ruminar" um pouco mais e refletir sobre que vaso sou eu ou que vaso quero ser.

No versículo de Timóteo diz que existem vários tipos de vasos, que são eles: ouro, prata, pau e barro;e complementa dizendo que uns são para honra e outros para desonra,e aplicando isto a nossa realidade eu me pergunto:quem se encaixa em cada tipo de vaso citado?


Vaso de Ouro: bem, um objeto de ouro representa riqueza, poder, raridade, beleza, e aplicando isto à esta passagem, acredito se tratar de todo aquele que quer estar na casa de Deus apenas para mostrar sua beleza, seu poder, suas habilidades, aqueles que querem ser vistos, que desejam reconhecimento e glória pra si, que agem totalmente contrários ao proposito para o qual fomos chamados.Fomos chamados sim para ser luz mas esta luz é para refletir sobre as trevas e não para nós mesmos, e lembrando que esta luz que devemos refletir sobre as trevas também não vem de nós mesmos mas sim de Deus, somos apenas condutores da luz que emana unicamente DELE, por isto devemos ser HUMILDES.

Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.1 Pe 5.5

Vaso de prata: Semelhantemente ao vaso de ouro o vaso de prata é valioso e geralmente usado para embelezar ambientes e poucos são aqueles que possuem tais ornamentos, e isto se assemelha a todos aqueles que fazem parte da igreja porém se acham intocáveis, só aparecem quando querem ser vistos, somente nas ocasiões especiais, guardam seus dons e talentos trancafiados  a sete chaves e só usam quando jugam ser mais conveniente ou proveitoso para si.

Não se esqueçam de fazer o bem e de repartir com os outros o que vocês têm (também seus dons e talentos), pois de tais sacrifícios Deus se agrada.Hebreus 13.16

Vaso de pau: Vejamos, o vaso de pau confesso que senti um pouco mais de dificuldade para contextualizar, mas vamos lá, na minha limitada compreensão o vaso de pau simboliza um vaso mais frágil que se desgasta com facilidade; que com muita água apodrece e com muito sol fica queimado, ou seja, significa um vaso corruptível, e isto se assemelha a todo aquele que facilmente se corrompe, a todo aquele que quando lançado no fogo vira cinzas, na primeira prova desiste de ser crente, na primeira dificuldade desiste do caminho, não aguenta renuncias e sua utilidade é por tempo limitado., é todo aquele que olha pra trás, que recua facilmente.

Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus. Lucas 9:62

Vaso de barro: Talvez este tipo de vaso nao seja o aparentemente mais bonito mas é o vaso que eu quero ser, e o vaso que Deus espera que sejamos. Do pó fomos criados para que pudéssemos ter a certeza de que nós NADA SOMOS sem as mãos de Deus, sem Seu sopro de vida, sem a Sua soberana vontade. Fomos feito do pó para que tivéssemos a compreensão de quão limitados somos. Antes Dele apenas pó , totalmente sem valor e após Jesus nos tornamos vasos escolhidos.

E por que os vasos escolhidos são de barro?
  • Para que em momento algum tenhamos a pretensão de pensar que somos ou possuímos valores maiores que qualquer outra pessoa, e sobretudo, maiores que Deus; para que possamos refletir que tudo que temos e somos é segundo o Seu querer, Sua vontade, Sua misericórdia, não para exaltação própria mas para exaltação de nosso Criador.

Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós2 Coríntios 4:7

  • E particularmente a melhor virtude de ser vaso de barro eu digo que é pela capacidade de ser moldado e "re-moldado", isto significa que o Oleiro nunca desiste de nós, e isto é lindo! Não existe algo difícil ou mesmo impossível para Ele, nos aceita como somos e quando necessário mudar algo em nós, Ele nos quebra e nos refaz novamente, nos concede oportunidade de sermos novas criaturas, nos concede novas oportunidades de nos tornamos melhores a cada dia. É claro que ser moldado e "re-moldado" não será tao fácil, mas Ele também nunca nos disse que seria né, esta transformação vai doer, entretanto esta dor de transforma é passageira, tem tempo certo para acabar, significa que existe esperança para nós. E além disso, existe a garantia de que enquanto estivermos neste processo de transformação/molde, estaremos seguros pois estaremos nas mãos de nosso Criador, Aquele que nos ama e nos fez/faz segundo a Sua imagem e semelhança, Aquele que nos garante passar pelo fogo conosco apos o vaso tomar nova forma, Aquele que vez ou outra irá lixar nossas arestas e imperfeições para nos tornar vasos cada dia mais bonitos e úteis para sua obra. Glória a Deus por isto!
Mas o vaso de barro que ele estava formando se estragou-se em suas mãos; e ele o refez, moldando outro vaso de acordo com a sua vontade. Jeremias 18.4

Que vaso temos sido na casa de Deus?
Que sejamos todos vasos de barro, uteis e para honra e exaltação de nosso Criador!



Eu quero ser senhor amado,
Como um vaso nas mãos do oleiro
Quebre a minha vida e faça de novo
Eu quero ser, eu quero ser, um vaso novo

Como tu queres, senhor amado
Tu és o oleiro, e eu o vaso
Quebra a minha vida e faça de novo
Eu quero ser, eu quero ser, um vaso novo

Eu quero ser senhor amado,
Como um vaso nas mãos do oleiro
Quebre a minha vida e faça de novo
Eu quero ser, eu quero ser, um vaso novo...






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Adorando como Davi

“Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, entrou na casa do Senhor, e adorou. Então foi à sua casa, e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu.” 2 Samuel 12-20 Já faz algum tempo que estou sendo impulsionada a escrever sobre esta passagem que muito tem falado ao meu coração, ela fala a respeito da morte do filho de Davi e o seu posicionamento mediante aquela situação. Sabemos que Davi pecou, mas confessou seu pecado e por isso alcançou o perdão do Senhor, entretanto, como consequência o Senhor também prometeu tomar/matar o fruto gerado (o filho de Davi com a mulher de Urias), a criança adoeceu gravemente até chegar à morte, e durante todos os dias Davi se prostrou perante o Senhor e também jejuou, mesmo sabendo que Deus já havia sentenciado a morte de seu filho, ele não desistiu de buscar por um milagre. Será que temos sido perseverantes com o Senhor mediante as adversidades de nossas vidas? Mesmo com todas as circunstancias Davi não se lev

O exilado...

♫ ♪♫♪♫ Da linda Pátria estou tão longe  Cansado estou Eu tenho de Jesus saudade  Oh, quando é que eu vou?  Passarinhos, belas flores, querem me encantar  São vãos terrestres esplendores  Mas contemplo o meu lar  Jesus me deu a sua promessa  Vem me buscar  Meu coração já está com pressa  Eu quero já voar  Meus pecados foram muitos  Mui culpado sou  Porém, seu sangue põe-me limpo  Eu para a Pátria vou  ♫ ♪♫♪♫  Qual filho de seu lar saudoso  Eu quero ir  Qual passarinho para o ninho  P'ra os braços seus fugir  É fiel - sua vinda é certa  Quando… Eu não sei  Mas Ele manda estar alerta  Do exílio voltarei  ♫ ♪♫♪♫  Sua vinda aguardo eu cantando  Meu lar no céu  Seus passos hei de ouvir soando  Além do escuro véu  Passarinhos, belas flores, querem me encantar  São vãos terrestres esplendores  Mas contemplo o meu lar Eu cresci ouvindo muito os hinos da Harpa Cristã, que por sinal gosto  muito, mas deter

Adorando em meio à dor

Para todo aquele que ama a Deus, acredito que adora-lo é algo muito gostoso de fazer, é prazeroso servir a um Deus tão grandioso,  tão fiel, um Deus que nos ama acima de todos os nossos pecados, falhas e imperfeições, um Deus de amor incondicional! Ainda que este nosso Deus nos conceda tantas bênçãos e a principal delas, a Salvação, será que conseguimos nos manter fieis à tão grande amor? Somos de fato agradecidos em todo tempo? Tenho refletido muito sobre isso nos últimos dias, é tão bom adorar enquanto tudo vai bem, é tão fácil sorrir quando tudo esta sobre controle, quando as bênçãos do Senhor parecem estar sempre nos alcançando, é tão bom adorar quando estamos em unidade, em amor uns com os outros, quando estamos com saúde, quando temos um bom emprego, quando temos a despensa cheia, quando estamos vivendo em segurança... etc Mas e quando tudo desmorona? Quando as coisas saem do “nosso controle”? Quando os sonhos se frustram? Quando você se encontra só? Quando as co