Pular para o conteúdo principal

Quanto de verdade há em nosso louvor?


Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. Jo 4.24



Desde ontem tenho meditado muito sobre os louvores, mais precisamente sobre a letra de cada um deles.

Acordei e uma das primeiras coisas que fiz foi ouvir vários louvores, e este é um habito quase que diário, e desta vez de um modo especial fiquei prestando atenção em cada palavra que ouvia naquela manhã, certos louvores colocava para repetir para poder analisar bem cada detalhe, e então pude perceber que muitas das vezes cantamos hinos ligados no automático, somos envolvidos por uma bela melodia, ou por algum ritmo que ta na "moda", mas será que prestamos atenção de fato no que estamos louvando? Será que cantamos louvores que agradam a Deus? Será que Deus esta recebendo todos os nossos louvores? ...

Existe uma grande diferença entre cantar e louvar. Segundo o Google a palavra cantar significa: expressar-se vocalmente por meio de (frases melódicas); entoar e louvar significa: enaltecer (alguém ou a si próprio) com palavras; dirigir louvores a; elogiar(-se); declarar(-se) digno de aprovação, aplauso; aprovar(-se).



Partindo dos significado das palavras já podemos ver a diferença que existe entre ambas as palavras/ações. Cantar, qualquer pessoa dotada deste dom ou habilidade pode fazer, e muitas das vezes fazem tao naturalmente e tao bem que alcançam a fama facilmente, arrastando para si milhares de fãs e seguidores, entretanto, louvar, ah! isto ai é mais do que ter um dom, é mais do que possuir técnicas vocais, muito mais do que cantar, é muito mais do que ser o centro é ter a consciência de que o centro do louvor é Jesus, é se despir de toda técnica, de toda vaidade, de todo eu, para enaltecer unicamente o nome de Jesus, é prestar elogios à Ele, é declarar nosso amor à Ele, é declarar nossa admiração por Ele, é reverenciar Sua grandeza, é anunciar Sua majestade e poder, é se rasgar perante Aquele que nos tirou das trevas e nos trouxe para Sua maravilhosa Luz, é prestar agradecimento pelos Seus feitos poderosos, por Sua graça que nos mantém vivos, pela sua proteção diária, pelo seu perdão sem medida, por todo este amor incondicional...

Temos inúmeros motivos para louvar a Deus, seria impossível citar todos eles neste simples espaço e com minhas meras palavras.

Mas voltando à letra dos hinos, será que elas realmente tem cumprido com o significado da palavra louvor? Se formos analisar, infelizmente a grande maioria do "louvores" de hoje, são musicas que deixaram de colocar Jesus como o centro do evangelho e no lugar disso tem colocado o homem como centro, os milagres, os sonhos, a prosperidade, e infinitas outras coisas, e Deus mesmo tem ficado de fora, e acabamos nos envolvendo em muitos louvores vazios sem nem nos dar conta.

Ser crente antes era algo careta mas de repente torno-se algo "legal" . A cada dia mais aparecem cantores "gospeis" estourando nas mídias, e muitas das vezes cantores seculares dizendo ter se tornado gospel ou simplesmente só gravando álbuns com classificação gospel, pois os mesmos tem boa saída no mercado. E qual tem sido a inspiração destas letras? São inspiradas realmente na palavra de Deus? Exaltam ao nome de Deus? Muitas infelizmente não, são apenas um ritmo legal, uma melodia agradável e um conteúdo que agrada a qualquer um que quer ser abençoado, que quer ter uma vida restaurada financeiramente, que quer ver o inimigo destruído e por ai vai...

Longe de mim estar aqui generalizando, sempre existem as exceções , e glória a Deus por isto, não estou aqui dizendo também que não devemos mais cantar todos os louvores que não cumprem rigorosamente o significado do louvor, mas escrevo como forma de despertamento para mim e para você, afinal além de engrandecer ao nome de Deus, entendo que precisamos de fato viver em concordância com o que louvamos.

Vamos analisar alguns louvores:

   ... Entra na minha casa, entra na minha vida,mexe com minha estrutura, sara todas as feridas, me ensina a ter santidade, quero amar somente a Ti, porque o Senhor é o meu bem maior, faz um milagre em mim...     

Um bonito convite para Jesus entrar em nossa casa, quem não quer a visitação de Jesus né? Mas vamos lá, mexe com minha estrutura? Sera que queremos e permitimos mesmo que Jesus mexa com nossa estrutura, e se Ele quiser derrubar tudo e fazer de novo? Sara todas as feridas, sim claro, queremos todos sermos sarados, mas a palavra já não nos garante que por Suas pisaduras fomos sarados e que Ele levou sobre Si todas as nossas dores? Então não tomamos posse disso ainda porque? Quero amar somente a Ti ? Será? Ele tem mesmo sido o centro de nossas vidas?o amor maior? Faz um milagre em mim? Qual milagre? milagre que nos beneficiam ou milagres que nos tornam mais parecidos com Ele?

   ...Quero te adorar ainda que a figueira não floresça. Quero me alegrar, mesmo se o dinheiro me faltar. A vitória vem mesmo que pareça que é o fim...     


Adorar ainda que a figueira não floresça, ou seja, mesmo em meio ao deserto ,mesmo em meio escassez vamos adorar né? Mesmo quando o dinheiro faltar, as contas atrasarem,alguns bens se perderem,quando a situação financeira não tiver mais saída, ainda assim declaramos que queremos nos alegrar, é isso mesmo? Mas fazemos tudo isso porque cremos que a vitoria vem mesmo quando parece que é o fim.Olha a intensidade destas afirmações! Muito forte! Será mesmo que vivemos isto? Estamos dispostos a abrir a adorar acima de todas as circunstancias?



♫ ♪ ... Se eu não Te adorar, eu morro. Se não for pra Te louvar, então pra que fôlego? Eu nasci pra Te adorar. Eu respiro adoração, eu transpiro adoração. No meio da Tua glória, Senhor... ♫ ♪ 

Esta é profunda hein! Se eu não Te adorar, eu morro? Você morre se não adorar a Deus?Eu nasci pra te adorar, eu respiro adoração ,eu transpiro adoração. Nossa! Bom seria se vivêssemos cada uma destas coisas mesmo, é de uma profundidade sem igual.


♫ ♪ ...Como um farol que brilha à noite. Como ponte sobre as águas. Como abrigo no deserto. Como flecha que acerta o alvo. Eu quero ser usada, da maneira que Te agrade. Em qualquer hora e em qualquer lugar, eis aqui a minha vida. Usa-me, Senhor, usa-me... ♫ ♪ 


Sera que somos Luz em meio as trevas? Será que somos ponte que leva alguém até as águas purificadoras? Será que temos sido abrigo para quem necessita? Temos levado a palavra as vidas que precisam ser alcançadas? Será que desejamos mesmos  nos colocar a disposição para sermos usados destas maneira? Cantamos que sim, e afirmamos que queremos isto em qualquer hora e em qualquer lugar, afirmamos que vamos cumprir este chamado em qualquer circunstancia, declaramos que ansiamos por isto. 

♫ ♪ ...Os planos que foram embora. O sonho que se perdeu. O que era festa e agora. É luto do que já morreu. Não podes pensar que este é teu fim. Não é o que Deus planejou. Levante-se do chão erga um clamor. Restitui, eu quero de volta o que é meu. Sara me, e põe teu azeite em minha dor. Restitui, e leva me às águas tranquilas. Lava-me, e refrigera minh'alma. Restitui... ♫ ♪

Os sonhos e planos nossos como sendo centro da adoração, um pedido desesperado pela restituição de coisas para si. Um pedido por cura e refrigério para si. E a exaltação a Deus fica aonde? A humildade para se achegar a Deus fica aonde quando declaramos "EU QUERO DE VOLTA O QUE É MEU"


♫ ♪...Os céus se abrem. A chuva de Deus chegou.Trazendo sete vezes mais. De restituição. Sete vezes mais, sete vezes mais.Do que o devorador roubou...♫ ♪

Mais uma vez declaração de restituição, bençãos e em quantidades fartas! Oh glória! Sim, estas bençãos estão garantidas pela palavra de Deus, amem por isto! Eu tomo posse, mas o centro do louvor deve ser as bençãos ou o dono das bençãos? Em nenhuma estrofe exalta a grandeza dAquele que concede as bençãos.


♫ ♪... Quem te vê há de falar. Ele é mesmo um escolhido.Vão dizer que você nasceu pra vencer. Que já sabiam porque você tinha mesmo cara de vencedor...Quem te viu passar na prova e não te ajudou quando ver você na benção vão se arrepender.Vai estar entre a plateia e você no palco....♫ ♪


Este louvor virou a sensação do momento desde que foi lançado mas para mim é um dos que fogem bruscamente do proposito do evangelho, destaquei estas partes para comentar. Quem te vê há de falar, nossa ele é mesmo um escolhido...  para mim isto soa como uma certa arrogância ou prepotência, como se fossemos melhor do que alguém, como se possuíssemos algum mérito em tudo que temos ou fazemos. A expressão parece uma exaltação do homem. Agora, mais forte do que isto, é a figuração "entre a plateia e você no palco", uma ratificação de toda esta exaltação do poder do homem e me desculpe a expressão grosseira, mas soa como "um esfregar a vitoria na cara do outro". Gente! Como assim?  Onde Deus abençoaria à um para  mostrar a vitória a outro? onde Ele nos livraria de provações para que outros vejam e sintam-se envergonhados por não ter nos ajudado? A bíblia nos alerta de que para nos tornarmos grande devemos servir uns aos outros, e diz também que é necessário que Ele (Jesus) cresça e que nós venhamos a diminuir, logo, não há porque nos gloriarmos tanto. Entendo que a posição que Deus quer nos colocar não é exatamente num palco para que recebamos aplausos, mas diferente disso, a posição que entendo refletir a vontade de Deus é posição de servos,servos uns dos outros, ou seja, posição de humildade, quanto mais humilde maior no Reino de Deus, quanto mais exaltado pelos homens, menor no Reino de Deus.



Enfim, poderia citar inúmeros outros louvores para analisarmos a letra, mas encerro por aqui, e deixo o texto para que possamos refletir sobre o assunto.Como disse anteriormente, minha intenção não é censurar as letras, ou dizer que não devemos mais canta-las, longe de mim me posicionar assim, mas que possamos realmente meditar em tudo que cantamos, em tudo que louvamos, pois importa que os que O adorem, adorem em espirito e em verdade. Jo 4.24, o louvor PRECISA ser verdadeiro, e ele só sera verdadeiro se de fato vivermos o que louvamos, o louvor precisa trazer edificação, precisa glorificar o nome do Senhor, precisa ser reverente, precisa ser de todo o coração. 


Mais uma vez repito, não sou contra cantar louvores cuja a finalidade seja de festejar, buscar bençãos, pular, dançar, falar de sonhos, restituição ou coisas semelhantes, não vejo necessariamente isto como algo errado, porem acho que existe um momento determinado para cada uma destas coisas, penso que devemos dedicar um tempo (longo de preferência) do culto exclusivamente para louvarmos à Deus e esquecer um pouco de nós mesmos, como nos manda a bíblia ao determinar que o homem negue-se a si mesmo para seguir Jesus (Lc 9:23.



Deus se agrada e habita em meios aos louvores.
Porém tu és santo, Tu que habitas entre os louvores de Israel.Sl 22.3

O louvor expressa alegria.
Celebrai com júbilo ao Senhor, todas as terras. Servi ao Senhor com alegria, e entrai diante dEle com canto. Salmos 10:1-2

O louvor expressa a gratidão e o amor de todos nós para com Ele, é uma forma de manifestar toda essa gratidão por um dia termos sido alcançados por Sua maravilhosa graça.
Celebrai com júbilo ao Senhor todas as terras. Servi ao Senhor com alegria; e entrai diante dEle com canto. Sabei que o Senhor é Deus; foi Ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo Seu e ovelhas do Seu pasto.Entrai pelas portas dEle com gratidão, e em Seus átrios com louvor; louvai-O, e bendizei o Seu nome. Porque o Senhor é bom, e eterna a Sua misericórdia; e a Sua verdade de geração em geração. Sl 100.



Será que temos sido verdadeiros adoradores? Que esta seja uma reflexão e busca constante em nossas vidas, e que juntos possamos nos empenhar em render o verdadeiro louvor ao Deus todo poderoso, Aquele que é digno de toda honra, gloria e louvor. Que possamos declarar assim como o salmita: "enquanto eu viver; cantarei louvores ao meu Deus, enquanto eu tiver existência." Sl 104:33. Que este seja o nosso desejo eterno pois, Porque Dele e por Ele, e para Ele, são todas as coisas; glória, pois, a Ele eternamente. Amém. Rm 11.36








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Adorando como Davi

“Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, entrou na casa do Senhor, e adorou. Então foi à sua casa, e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu.” 2 Samuel 12-20 Já faz algum tempo que estou sendo impulsionada a escrever sobre esta passagem que muito tem falado ao meu coração, ela fala a respeito da morte do filho de Davi e o seu posicionamento mediante aquela situação. Sabemos que Davi pecou, mas confessou seu pecado e por isso alcançou o perdão do Senhor, entretanto, como consequência o Senhor também prometeu tomar/matar o fruto gerado (o filho de Davi com a mulher de Urias), a criança adoeceu gravemente até chegar à morte, e durante todos os dias Davi se prostrou perante o Senhor e também jejuou, mesmo sabendo que Deus já havia sentenciado a morte de seu filho, ele não desistiu de buscar por um milagre. Será que temos sido perseverantes com o Senhor mediante as adversidades de nossas vidas? Mesmo com todas as circunstancias Davi não se lev

O exilado...

♫ ♪♫♪♫ Da linda Pátria estou tão longe  Cansado estou Eu tenho de Jesus saudade  Oh, quando é que eu vou?  Passarinhos, belas flores, querem me encantar  São vãos terrestres esplendores  Mas contemplo o meu lar  Jesus me deu a sua promessa  Vem me buscar  Meu coração já está com pressa  Eu quero já voar  Meus pecados foram muitos  Mui culpado sou  Porém, seu sangue põe-me limpo  Eu para a Pátria vou  ♫ ♪♫♪♫  Qual filho de seu lar saudoso  Eu quero ir  Qual passarinho para o ninho  P'ra os braços seus fugir  É fiel - sua vinda é certa  Quando… Eu não sei  Mas Ele manda estar alerta  Do exílio voltarei  ♫ ♪♫♪♫  Sua vinda aguardo eu cantando  Meu lar no céu  Seus passos hei de ouvir soando  Além do escuro véu  Passarinhos, belas flores, querem me encantar  São vãos terrestres esplendores  Mas contemplo o meu lar Eu cresci ouvindo muito os hinos da Harpa Cristã, que por sinal gosto  muito, mas deter

Adorando em meio à dor

Para todo aquele que ama a Deus, acredito que adora-lo é algo muito gostoso de fazer, é prazeroso servir a um Deus tão grandioso,  tão fiel, um Deus que nos ama acima de todos os nossos pecados, falhas e imperfeições, um Deus de amor incondicional! Ainda que este nosso Deus nos conceda tantas bênçãos e a principal delas, a Salvação, será que conseguimos nos manter fieis à tão grande amor? Somos de fato agradecidos em todo tempo? Tenho refletido muito sobre isso nos últimos dias, é tão bom adorar enquanto tudo vai bem, é tão fácil sorrir quando tudo esta sobre controle, quando as bênçãos do Senhor parecem estar sempre nos alcançando, é tão bom adorar quando estamos em unidade, em amor uns com os outros, quando estamos com saúde, quando temos um bom emprego, quando temos a despensa cheia, quando estamos vivendo em segurança... etc Mas e quando tudo desmorona? Quando as coisas saem do “nosso controle”? Quando os sonhos se frustram? Quando você se encontra só? Quando as co