Pular para o conteúdo principal

Vencendo a esterilidade!






Houve um homem de Ramataim-Zofim, da montanha de Efraim, cujo nome era Elcana[...]

E este tinha duas mulheres: o nome de uma era Ana, e o da outra Penina. E Penina tinha filhos, porém Ana não os tinha. Subia, pois, este homem, da sua cidade, de ano em ano, a adorar e a sacrificar ao Senhor dos Exércitos em Siló; e estavam ali os sacerdotes do Senhor, Hofni e Finéias, os dois filhos de Eli. E sucedeu que no dia em que Elcana sacrificava, dava ele porções a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos, e a todas as suas filhas.Porém a Ana dava uma parte excelente; porque amava a Ana, embora o Senhor lhe tivesse cerrado a madre. E a sua rival excessivamente a provocava, para a irritar; porque o Senhor lhe tinha cerrado a madre. E assim fazia ele de ano em ano. Sempre que Ana subia à casa do Senhor, a outra a irritava; por isso chorava, e não comia.1 Samuel 1:1-7

Ao ler esta passagem podemos aprender muitas coisas com Ana, vou pontuar algumas que me chamaram atenção.


Naquela época ser estéril era a maior das humilhações, a mulher estéril era comparada à um ramo seco, uma presença morta porque impedia o marido de seguir com a sua geração. Como se não bastasse carregar este peso, Ana também carregava o peso da humilhação pois convivia num cenário de desprezo diária dentro da sua própria casa pois convivia com Penina e seus filhos (naquela época era comum o homem possuir mais de uma mulher) e Penina irritava a Ana excessivamente, chegando ao ponto de Ana não conseguir comer, apenas chorar...



Porém passagem deixa claro que Elcana (o marido) amava muito a Ana mesmo ela sendo estéril, e dava à ela sempre a melhor parte de tudo, e mesmo estando amargurada , triste com toda aquela situação, Ana não deixava de caminhar junto ao seu marido, não deixava de subir à casa do Senhor para orar.



Vejamos a postura de Ana:


Ela(ANA), pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente.
E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.
E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o Senhor, Eli observou a sua boca.
Porquanto Ana no seu coração falava; só se moviam os seus lábios, porém não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada.
E disse-lhe Eli: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho.
Porém Ana respondeu: Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o SENHOR.
Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque da multidão dos meus cuidados e do meu desgosto tenho falado até agora.
Então respondeu Eli: Vai em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste.

Que exemplo de perseverança né?  Mesmo com toda sua amargura de alma ela orou, não deixou de buscar, e mesmo quando as palavras lhe faltavam ela simplesmente se prostrava e chorava, derramava sua alma perante Aquele que tudo pode, tudo vê e tudo sabe. 


Em nenhum momento vejo Ana murmurar, em nenhum momento vejo Ana responder às provocações de Penina.Em nenhum momento vejo Ana sendo ríspida com as indagações de seu marido. Mesmo quando o sacerdote a interpretou mal, dizendo que ela estava bêbada só porque movia somente seus lábios ao orar de tanto dor que sentia, nem assim vejo Ana respondendo-o mal. Em todo tempo vejo em Ana mansidão, e fé! 



Quantas vezes estamos aguardando por algo que desejamos tanto e somos atribulados por alguém que já recebeu semelhante coisa, ou possui muitas outras coisas alem das que pedimos e constantemente nos humilha? E qual tem sido nossa postura mediante a isto? Sera que é a mesma de Ana?



E quantas vezes no meio da busca pelo nosso tao esperado sonho alem das humilhações recebemos interpretações erradas de nossas atitudes? O próprio sacerdote achou que Ana estava bêbada, muitas das vezes aquele que esta acostumado a nos ver todos os dias na casa de Deus também fará interpretações erradas de nossas atitudes, os da nossa própria casa poderão fazer interpretações erradas à nosso respeito. Não estamos isentos de julgamentos errôneos e de humilhações, porem o que faz a diferença é nossa atitude mediante a estas situações adversas. Ana escolheu orar e buscar a face de Deus e eu e você, o que temos escolhido?



Ana não cedeu as provocações, não revidou com a mesma moeda. Mesmo quando a dor já era intensa a ponto de não conseguir mais comer e só chorar, ainda assim ela não deixou de ir a casa de Deus, não deixou de orar e buscar. Ela fez um VOTO, ela teve FÉ, ela acreditou naquilo que não viu!



Qual tem sido a nossa postura mediante aos nosso momentos mais difíceis? Nos momentos de dores mais profundas onde não conseguimos falar ou sequer tocar no assunto, temos ainda assim apresentado tudo a Deus em oração? 



Ana não permitiu que nada abalasse sua fé, e sabe qual foi a resposta de Deus para a sua atitude?



E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e deu à luz um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor. 1 Samuel 1:20

Veja bem, na passagem não diz quanto tempo demorou até que Deus atendesse sua oração, porém prova que, passe o tempo que passar, Deus é fiel para cumprir os desejos do nosso coração, basta tao somente confiarmos e buscarmos, e não deixarmos nos abater mesmo quando as circunstâncias forem contrarias, mesmo mediante as provações, mesmo mediante à impossibilidades humanas, devemos lembrar sempre que o nosso Deus todo poderoso não conhece o impossível e não despreza um quebrantado coração. 


Mas espera, a vitoria de Ana não pára por aqui, e sabe porque? Porque quando confiamos em Deus e buscamos de todo nosso coração ,Ele é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, Efésios 3:20


Sabe o que Deus fez?

Visitou, pois, o Senhor a Ana, que concebeu, e deu à luz três filhos e duas filhas; e o jovem Samuel crescia diante do Senhor. 2 Samuel 2:21


Para quem pediu um único filho, Deus concedeu 6, tabom pra você? Pra mim ta ótimo! (risos) Isto prova mais uma vez que o nosso Deus é quem dá a última palavra, não há nada nem ninguém que possa impedir o agir Dele! Basta tao somente Crer e buscar!



Deus quer fazer na minha e na sua vida muito mais do que pedimos ou pensamos, mas devemos aprender a busca-lo com fé, com todo nosso coração e com todas as nossas forças assim como Ana! 



Que sejamos firmes e constantes no nosso caminhar com Deus para que assim possamos experimentar o sobrenatural!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Adorando como Davi

“Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, entrou na casa do Senhor, e adorou. Então foi à sua casa, e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu.” 2 Samuel 12-20 Já faz algum tempo que estou sendo impulsionada a escrever sobre esta passagem que muito tem falado ao meu coração, ela fala a respeito da morte do filho de Davi e o seu posicionamento mediante aquela situação. Sabemos que Davi pecou, mas confessou seu pecado e por isso alcançou o perdão do Senhor, entretanto, como consequência o Senhor também prometeu tomar/matar o fruto gerado (o filho de Davi com a mulher de Urias), a criança adoeceu gravemente até chegar à morte, e durante todos os dias Davi se prostrou perante o Senhor e também jejuou, mesmo sabendo que Deus já havia sentenciado a morte de seu filho, ele não desistiu de buscar por um milagre. Será que temos sido perseverantes com o Senhor mediante as adversidades de nossas vidas? Mesmo com todas as circunstancias Davi não se lev

O exilado...

♫ ♪♫♪♫ Da linda Pátria estou tão longe  Cansado estou Eu tenho de Jesus saudade  Oh, quando é que eu vou?  Passarinhos, belas flores, querem me encantar  São vãos terrestres esplendores  Mas contemplo o meu lar  Jesus me deu a sua promessa  Vem me buscar  Meu coração já está com pressa  Eu quero já voar  Meus pecados foram muitos  Mui culpado sou  Porém, seu sangue põe-me limpo  Eu para a Pátria vou  ♫ ♪♫♪♫  Qual filho de seu lar saudoso  Eu quero ir  Qual passarinho para o ninho  P'ra os braços seus fugir  É fiel - sua vinda é certa  Quando… Eu não sei  Mas Ele manda estar alerta  Do exílio voltarei  ♫ ♪♫♪♫  Sua vinda aguardo eu cantando  Meu lar no céu  Seus passos hei de ouvir soando  Além do escuro véu  Passarinhos, belas flores, querem me encantar  São vãos terrestres esplendores  Mas contemplo o meu lar Eu cresci ouvindo muito os hinos da Harpa Cristã, que por sinal gosto  muito, mas deter

Adorando em meio à dor

Para todo aquele que ama a Deus, acredito que adora-lo é algo muito gostoso de fazer, é prazeroso servir a um Deus tão grandioso,  tão fiel, um Deus que nos ama acima de todos os nossos pecados, falhas e imperfeições, um Deus de amor incondicional! Ainda que este nosso Deus nos conceda tantas bênçãos e a principal delas, a Salvação, será que conseguimos nos manter fieis à tão grande amor? Somos de fato agradecidos em todo tempo? Tenho refletido muito sobre isso nos últimos dias, é tão bom adorar enquanto tudo vai bem, é tão fácil sorrir quando tudo esta sobre controle, quando as bênçãos do Senhor parecem estar sempre nos alcançando, é tão bom adorar quando estamos em unidade, em amor uns com os outros, quando estamos com saúde, quando temos um bom emprego, quando temos a despensa cheia, quando estamos vivendo em segurança... etc Mas e quando tudo desmorona? Quando as coisas saem do “nosso controle”? Quando os sonhos se frustram? Quando você se encontra só? Quando as co