Pular para o conteúdo principal

Profetizando sobre o vale dos ossos secos!


Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos. E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos.E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor DEUS, tu o sabes. Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor. Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis. Ezequiel 37:1-5


Nesta passagem o Senhor Deus leva o profeta Ezequiel para um vale repleto de ossos e o questiona se os mesmos poderiam viver, quero destacar três coisas que achei interessante;

A primeira é : os ossos estavam sequíssimos, ou seja, nao existia sequer um vestígio de possibilidade humana de reviver, totalmente sem esperança . 


Fazendo um paralelo deste cenário com nossas vidas, podemos dizer que muitas vezes passamos por situações onde nao vemos nenhum vestigio de esperanca para se concretizar nossos sonhos, projetos e algumas promessas.



Porém, quando Ezequiel recebe o questionamento da parte de Deus, qual é a sua resposta? qual é a sua atitude? Ezequiel era um homem experimentando nas coisas de Deus, tinha intimidade com Ele, ouvia constantemente Sua voz. Sendo assim, sabiamente ele responde: Senhor Deus, tu O sabes.



Por toda experiencia de Ezequiel, e por conhecer o grande poder de Deus, acho que de imediato ele já poderia ter respondido, Sim Senhor, Tu podes faze-los reviver. Mas este é o segundo ponto onde eu quero destacar, mesmo sabendo do imenso poder de Deus, Ezequiel nao ousa manifestar sua opniao, nao se coloca na posicao de ter sempre as respostas, ele humildemente coloca a situacao nas maos de Deus.



Quantas vezes por saber que Deus é o nosso Pai, O todo poderoso, nos colocamos na condicao de conhecedor das respostas, ousamos determinar o que vai acontecer, achamos que podemos ir, achamos que podemos fazer, tomamos posse de inúmeras bençãos, tomamos uma postura favorável a nós por achar que Deus tem a obrigação de sempre nos responder de sempre nos abençoar e então cometemos o maior erro: Deixamos de consultar o Seu querer, a Sua vontade.



Ainda que saibamos que em Deus podemos todas as coisas nosso dever é pergunta-Lo como devemos agir, porque nossa visao é limitada e nossas decisoes sao sempre imediatistas, vemos somente o hoje e tomamos decisoes baseados no que é melhor para nós agora, porém Ele é onisciente e conhecedor de nosso amanhã e por isto sempre tem as respostas certas para nós.



Para finalizar quero dar o último destaque que encontro nesta passagem, após a resposta sábia de Ezequiel assumindo que só Deus sabia se aqueles ossos poderiam reviver, Deus nao ordena diretamente aos ossos que ganhem vida, Ele ordena que Ezequiel profetize, entao aplicando isto pra minha e a sua vida, muitas das vezes mediante à situacoes adversas Deus nao ordenará vida para o nosso vale de ossos secos, Ele cobrará de nós postura de humildade, humildade para reconhecer que Só Ele sabe a melhor maneira de agir, o tempo certo, a escolha certa, cobrará de nós reconhecimento de que TUDO está sobre o controle de Suas mãos.



E quando Ele identificar que aprendemos a reconhecer tudo isto, então nos permitirá profetizar sobre nosso vale e a seguir Ele trará vida aos inúmeros ossos secos, trará à existência as coisas que não existem, moverá o impossível ao teu favor. Com apenas uma palavra Ele transforma inúmeros ossos secos num exercito forte e valente para lutar em nosso favor!







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Adorando como Davi

“Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, entrou na casa do Senhor, e adorou. Então foi à sua casa, e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu.” 2 Samuel 12-20 Já faz algum tempo que estou sendo impulsionada a escrever sobre esta passagem que muito tem falado ao meu coração, ela fala a respeito da morte do filho de Davi e o seu posicionamento mediante aquela situação. Sabemos que Davi pecou, mas confessou seu pecado e por isso alcançou o perdão do Senhor, entretanto, como consequência o Senhor também prometeu tomar/matar o fruto gerado (o filho de Davi com a mulher de Urias), a criança adoeceu gravemente até chegar à morte, e durante todos os dias Davi se prostrou perante o Senhor e também jejuou, mesmo sabendo que Deus já havia sentenciado a morte de seu filho, ele não desistiu de buscar por um milagre. Será que temos sido perseverantes com o Senhor mediante as adversidades de nossas vidas? Mesmo com todas as circunstancias Davi não se lev

O exilado...

♫ ♪♫♪♫ Da linda Pátria estou tão longe  Cansado estou Eu tenho de Jesus saudade  Oh, quando é que eu vou?  Passarinhos, belas flores, querem me encantar  São vãos terrestres esplendores  Mas contemplo o meu lar  Jesus me deu a sua promessa  Vem me buscar  Meu coração já está com pressa  Eu quero já voar  Meus pecados foram muitos  Mui culpado sou  Porém, seu sangue põe-me limpo  Eu para a Pátria vou  ♫ ♪♫♪♫  Qual filho de seu lar saudoso  Eu quero ir  Qual passarinho para o ninho  P'ra os braços seus fugir  É fiel - sua vinda é certa  Quando… Eu não sei  Mas Ele manda estar alerta  Do exílio voltarei  ♫ ♪♫♪♫  Sua vinda aguardo eu cantando  Meu lar no céu  Seus passos hei de ouvir soando  Além do escuro véu  Passarinhos, belas flores, querem me encantar  São vãos terrestres esplendores  Mas contemplo o meu lar Eu cresci ouvindo muito os hinos da Harpa Cristã, que por sinal gosto  muito, mas deter

Adorando em meio à dor

Para todo aquele que ama a Deus, acredito que adora-lo é algo muito gostoso de fazer, é prazeroso servir a um Deus tão grandioso,  tão fiel, um Deus que nos ama acima de todos os nossos pecados, falhas e imperfeições, um Deus de amor incondicional! Ainda que este nosso Deus nos conceda tantas bênçãos e a principal delas, a Salvação, será que conseguimos nos manter fieis à tão grande amor? Somos de fato agradecidos em todo tempo? Tenho refletido muito sobre isso nos últimos dias, é tão bom adorar enquanto tudo vai bem, é tão fácil sorrir quando tudo esta sobre controle, quando as bênçãos do Senhor parecem estar sempre nos alcançando, é tão bom adorar quando estamos em unidade, em amor uns com os outros, quando estamos com saúde, quando temos um bom emprego, quando temos a despensa cheia, quando estamos vivendo em segurança... etc Mas e quando tudo desmorona? Quando as coisas saem do “nosso controle”? Quando os sonhos se frustram? Quando você se encontra só? Quando as co