Pular para o conteúdo principal

Religiosidade que nos separa da graça!




E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença.E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?

Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego. E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo.João 9:1-7

Ao ler esta passagem eu fiquei refletindo sobre diversos aspectos, o primeiro deles foi:
Como nós seres humanos somos tão superficiais e temos a necessidade de entender tudo ao nosso redor?! Porque necessariamente teria que ter uma razão para aquele homem ser cego? Porque precisamos atribuir culpa à alguém? Quando leio esta passagem consigo compreender plenamente aquele outro versículo que diz que " TODAS as coisas cooperam para o bem daqueles que amam à Deus" ... A resposta de Deus foi simples assim, embora aos nossos olhos diversas situações não parecem ser simples mas Deus tem um proposito sobre todas elas, e este foi o de manifestar a Sua glória, para que todos que vissem aquela transformação pudessem entender que todo o poder estar em Suas mãos, e mesmo que aquele homem continuasse cego, TODO poder continuaria sobre suas mãos.


Logo no inicio desta passagem podemos perceber o tamanho do cuidado de Deus, seu infinito amor e compaixão, aquela cidade era muito grande, era a cidade de Jerusalém, havia muita aglomeração, muita gente nas ruas, e um cego naquela época não tinha utilidade alguma, era repudiado pela sociedade e julgavam que sua deficiência se dava por castigo, alguma maldição hereditária.Multidões passavam de um lado e de outro sem se importar, o excluíam, mas Jesus não! Jesus o NOTOU , se importou, nao fez distinção daquele homem que para sociedade não havia valor e mostrou que a cegueira maior não estava com aquele homem cego de nascença mas em todos aqueles que faziam julgamentos errados sobre ele. A cegueira dos discípulos e muita das vezes as "nossas próprias cegueiras"  são mais profundas e pavorosas do que a de nascença daquele cego.



No segundo momento desta leitura, apos a resposta de que a culpa nao era dos pais , Jesus dá as ordens para que o homem fosse curado, e fico imaginando a reação das pessoas ao redor e as indagações que muitos de nós também fazemos ao ler o que Ele fez para cura-lo. CUSPE!? LODO?!  Ecat, parece algo bem nojento não é? Porque o Todo Poderoso teria feito aquilo? Ele nao poderia simplesmente ordenar que o homem visse assim como fez com o cego Bartimeu? Sim, tenho convicção de que poderia, mas com aquela atitude creio que a mensagem que Jesus queria deixar é que : Para podermos enxergar o sobrenatural devemos retirar todo lodo de nossos olhos, temos que purificar nossa visão, temos que ter mais fé, temos que entrar mais nos sobrenatural e esconder nosso dedo de acusação.Para enxergar de fato o agir de Deus precisamos amar ao próximo e parar de nos colocarmos na condição de juízes, de condenar pessoas que estão deste modo ou de outro, por conta disso ou daquilo, temos que amar e exercer o amor, nao podemos caminhar junto com Jesus e nao desejar que outros que estao cegos pelos caminhos continuem por lá so porque seus pais pecaram , ou porque eles mesmos erraram, porque cairam , tropeçaram, porque julgamos mais fracos, errados, pecadores... TODOS nós somos falhos e pecadores e nem por isto Deus nos abandona, Ele é Amor, e todo o seu amor foi doado naquela cruz por TODOS nós , ELe se fez sacrifício por amor a TODOS nós! Não existe filho favorito, nao existe quem mereça mais ou menos, pois nenhum de nós merecemos Seu amor, Seu amor é INCONDICIONAL.Glória a Deus por isto!



Se continuarmos lendo o capitulo veremos mais adiante outra parte que muito me chama atenção, após a cura daquele homem todos ficaram querendo saber quem era Aquele que tinha feito tal milagre, vejamos:



Então alguns dos fariseus diziam: Este homem não é de Deus, pois não guarda o sábado. Diziam outros: Como pode um homem pecador fazer tais sinais? E havia dissensão entre eles.


Meu Deus! Quanta cegueira! Quanta religiosidade  nos prende e nos separa do oceano da graça de Deus...

Além de caminharmos cegos pelo caminho, nos colocarmos na condição de juízes , nos limitamos, queremos ditar como deve ser o agir de Deus, de que modo, através de que ou de quem, ditamos o momento, criamos protocolos para adorar, ditamos regras de como ser crentes, estabelecemos estereótipos e padrões, começamos a estabelecer níveis de santidade, níveis espirituais, colocamos rótulos, etc e etc...

Aquelas pessoas ignoraram o fato de que o homem foi curado, foi liberto do que lhe aprisionava desde que nasceu, julgaram que Jesus nao era de Deus só porque realizou aquele milagre num sabado quebrando o ritual religioso que lhes era imposto, que absurdo meus Deus! Mas quantas vezes não fazemos o mesmo? Achamos que Deus vai agir deste ou daquele modo, vai falar através de tal pessoas mas nao "daquela pessoa", achamos que Deus esta presente nesta igreja, mas naquela nao, julgamos um louvor mais bonito ou mais inspirado que o outro, o irmão afinadinho é mais ungido do que o desafinadinho , e por ai vai, criamos regras, limitamos o agir de Deus conforme aquilo que nos convêm, conforme aquela tradição que nos foi imposta, conforme a religiosidade que estamos acostumados, jamais quebramos protocolos e por isto vivemos em águas rasas e não mergulhamos no sobrenatural.

Será que estamos caminhando com Jesus e ignorando "os cegos" ao nosso redor? Será que a nossa cegueira espiritual não é pior do que qualquer cegueira de nascença? Sem duvida sim! É necessário enxergar o sentindo espiritual dos fatos, ir além da visão humana, mergulhar no sobrenatural de Deus, é necessário pedirmos que Ele remova de nossos olhos todo o lodo que nos impede de ver o Seu propósito, Jesus veio para que pudêssemos ter vida e vida com abundancia, para que pudêssemos VER, mas muitas das vezes vivemos perdidos e cegos, caminhando na escuridão, nas trevas muito embora nossos olhos funcionem bem.Que Jesus no ajude a retirar o lodo dos olhos para que possamos caminhar com Ele na luz!


Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.João 8:12


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Adorando como Davi

“Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, entrou na casa do Senhor, e adorou. Então foi à sua casa, e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu.” 2 Samuel 12-20 Já faz algum tempo que estou sendo impulsionada a escrever sobre esta passagem que muito tem falado ao meu coração, ela fala a respeito da morte do filho de Davi e o seu posicionamento mediante aquela situação. Sabemos que Davi pecou, mas confessou seu pecado e por isso alcançou o perdão do Senhor, entretanto, como consequência o Senhor também prometeu tomar/matar o fruto gerado (o filho de Davi com a mulher de Urias), a criança adoeceu gravemente até chegar à morte, e durante todos os dias Davi se prostrou perante o Senhor e também jejuou, mesmo sabendo que Deus já havia sentenciado a morte de seu filho, ele não desistiu de buscar por um milagre. Será que temos sido perseverantes com o Senhor mediante as adversidades de nossas vidas? Mesmo com todas as circunstancias Davi não se lev...

Adorando em meio à dor

Para todo aquele que ama a Deus, acredito que adora-lo é algo muito gostoso de fazer, é prazeroso servir a um Deus tão grandioso,  tão fiel, um Deus que nos ama acima de todos os nossos pecados, falhas e imperfeições, um Deus de amor incondicional! Ainda que este nosso Deus nos conceda tantas bênçãos e a principal delas, a Salvação, será que conseguimos nos manter fieis à tão grande amor? Somos de fato agradecidos em todo tempo? Tenho refletido muito sobre isso nos últimos dias, é tão bom adorar enquanto tudo vai bem, é tão fácil sorrir quando tudo esta sobre controle, quando as bênçãos do Senhor parecem estar sempre nos alcançando, é tão bom adorar quando estamos em unidade, em amor uns com os outros, quando estamos com saúde, quando temos um bom emprego, quando temos a despensa cheia, quando estamos vivendo em segurança... etc Mas e quando tudo desmorona? Quando as coisas saem do “nosso controle”? Quando os sonhos se frustram? Quando você se encontra só? Quando a...

Que vaso sou eu?

Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra. 2 Timóteo 2.20 Baseado na palavra que aprendi ontem resolvi "ruminar" um pouco mais e refletir sobre que vaso sou eu ou que vaso quero ser. No versículo de Timóteo diz que existem vários tipos de vasos, que são eles: ouro, prata, pau e barro;e complementa dizendo que uns são para honra e outros para desonra,e aplicando isto a nossa realidade eu me pergunto:quem se encaixa em cada tipo de vaso citado? Vaso de Ouro: bem, um objeto de ouro representa riqueza, poder, raridade, beleza, e aplicando isto à esta passagem, acredito se tratar de todo aquele que quer estar na casa de Deus apenas para mostrar sua beleza, seu poder, suas habilidades, aqueles que querem ser vistos, que desejam reconhecimento e glória pra si, que agem totalmente contrários ao proposito para...